Siga-nos nas redes Sociais

Datas Comemorativas

Esta não é uma publicação qualquer!

Publicado

em

A maisperfumes, embora se dedique ao comércio de perfumes, lembranças e atualmente por adaptação à situação de saúde que atravessamos, também faz parte dos nossos produtos uma gama completa de saúde e proteção. Não somos apenas uma loja online, somos uma equipa dedicada a servi-lo diariamente e com a missão de lhe proporcionar momentos e experiências únicas.

Embora atualmente tenhamos alargado a nossa gama de produtos que chegam até aos mais novos no que diz respeito a equipamentos de proteção que pode consultar aqui, esta publicação não pretende orientá-lo/a em busca de novos produtos e promoções.

Esta publicação pretende desejar-lhe a si e à sua família bons momentos nesta época natalícia, recheados de amor e carinho. Estes sentimentos devem perdurar ao longo de todo o ano, mas sabemos que nesta altura do ano são exibidos de uma forma mais expressiva através de pequenas lembranças ou apenas através da partilha de algumas horas na cozinha a preparar a ceia e o dia de Natal. Nestas horas na cozinha conseguem-se de facto sorrisos inexplicáveis, pequenas brincadeiras tão simples como atirar farinha aos seus ajudantes mas que despertam sentimentos de verdadeira ternura e brincadeira.

Este ano, a maisperfumes reuniu 3 receitas típicas desta época festiva para o/a ajudar na preparação da sua ceia.

Como costumamos dizer… a maisperfumes está sempre presente para si em qualquer altura da sua vida.

Bolo Rainha

Ingredientes:
70 g de açúcar em pó ▪  raspa de 1 laranja ▪  raspa de 1 limão ▪  130 ml de leite ▪  70 g de manteiga sem sal ou margarina ▪  3 gemas + 1 gema para pincelar ▪  10 g fermento de padeiro seco (2 saquetas da Vahiné de 4,6 g cada ou 1 da Fermipan de 11g) ou 40 g de fermento fresco ▪  25 ml de sumo de laranja ▪  40 ml de vinho do Porto ▪  420 g de farinha T 65 sem fermento (usos culinários) ▪  1 pitada de sal ▪  100 g de pinhões ▪  100g de amêndoas palitadas sem pele ▪  100 g de noz picada grosseiramente ▪  geleia para dar brilho

Confecção:
Leve o leite com a manteiga ao lume — desligue o lume quando a manteiga começar a derreter. Deixe arrefecer até car ligeiramente morno. (Se usar fermento fresco, dilua-o no leite morno – se o leite estiver quente «mata» o fermento e a massa não cresce.)

Na taça da batedeira com o acessório misturador (de pá), misture o açúcar em pó, o fermento seco e as raspas dos citrinos. Junte o leite e manteiga ainda mornos e deixe misturar uns segundos.

Sempre com a máquina a trabalhar, junte as gemas, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture por mais alguns segundos.

Logo a seguir, junte a farinha pouco a pouco e, nalmente, a pitada de sal.

Mude para o acessório amassador e amasse durante 3 minutos, a uma velocidade média ou média/baixa. Se a massa colar às paredes da taça, junte um pouco mais de farinha.

Tape a taça com película aderente e deixe
a massa levedar para o dobro.Logo que isto aconteça, volte a amassá-la com o acessório amassador durante 1 minuto. Finalmente, junte os frutos secos cortados em pequenos pedaços. Reserve alguns inteiros para decoração.

Retire a massa da taça e coloque-a sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada. Dê umas amassadelas à mão garantindo que os frutos secos estão todos agarrados à massa. Dê-lhe uma forma de rosca com uma boa abertura no meio — com a levedura e cozedura ela vai fechar bastante.

Coloque-a sobre um tapete de silicone ou papel vegetal untado, cubra com um pano leve e deixe que a massa dobre mais uma vez de volume (para acelerar o processo, pode aquecer um pouco o forno até aos 40o C e deixar a massa coberta com pano no seu interior até levedar para o dobro).

Depois de ter levedado, pincele com a gema de ovo, decore com alguns frutos secos inteiros e faça montinhos de açúcar a gosto.

Coza a 180o C durante 20 a 25 minutos.

Retire o bolo e ainda quente, regue-o com geleia de marmelo ou mel, para dar brilho. (No caso da geleia, para car líquida, pode derretê-la durante uns segundos no microondas).

Polvo no Forno

Ingredientes:
1 kg de polvo congelado + 1 cebola pequena com casca ▪  1 kg de batatas ▪  1⁄4 ou 1⁄2 chouriço de carne cortado em rodelas ▪  2 cebolas grandes às rodelas ▪  2 dentes de alho picados ▪  1⁄2 embalagem de tomates- cereja, cortados ao meio (ou 2 tomates cortados em pedaços) ▪  1 pimento verde ou vermelho cortado em tiras (fresco ou de frasco) ▪  100 ml de azeite ▪  1 folha de louro ▪  1 malagueta (opcional) ▪  200 ml de vinho branco ▪  100 ml de água ▪  Sal q.b. ▪  Salsa q.b. para polvilhar

Confecção:
Coza o polvo: Coloque o polvo congelado e uma cebola pequena com casca na panela de pressão – sem água, sem rolha, sem sal, sem mais nada. O polvo vai suar e cozer no seu próprio líquido. Quando o pipo de pressão começar a rodar, conte 15 minutos. Depois, desligue o lume e deixe perder a pressão naturalmente, até poder retirar a tampa.

Enquanto o polvo coze, lave muito bem as batatas, corte-as ao meio e coza-as com pele em água com sal. No nal retire-lhes a pele.

Enquanto isso, numa frigideira com azeite, refogue a cebola, alho, chouriço, pimento e louro. Quando a cebola começar a querer alourar, junte as metades dos tomates-cereja e a malagueta. Mexa e deixe refogar mais um pouco. Verta o vinho e a água, tempere com uma pitada de sal e deixe ferver, para apurar, em lume médio, durante 5 minutos, até o líquido reduzir bastante.

Distribua o polvo e as batatas numa assadeira de forno, espalhe por cima a cebolada e leve a forno pré-aquecido a 200o C durante 10 a 15 minutos.

Polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.

Pernil de Borrego com Marmelos

Ingredientes:
4 pernis de borrego ▪  Sal e pimenta preta a gosto ▪  4 dentes de alho ▪  2 cebolas médias ou grandes ▪  1 limão médio (casca e sumo) ▪  Azeite q.b. ▪  3 ou 4 marmelos ▪  1 colher de chá de cominhos em pó ▪  1 colher de chá de gengibre em pó ▪  1⁄2 colher de chá de canela em pó ▪  Pitada de estames de açafrão (opcional) ▪  1 colher de sopa de pasta/ concentrado de tomate ▪  1 colher de sopa de mel ▪  500 ml de caldo de carne ▪  100 ml de vinho branco ▪  Atado de aromáticas (salsa, coentros e tomilho)

Confecção:
Tempere os pernis com sal e pimenta de ambos os lados.

Coloque um pouco de azeite numa frigideira larga sobre lume forte e sele bem os pernis de todos os lados, inclusive o topo, até car uma crosta dourada.

Enquanto a carne está a selar, esmague os alhos e retire-lhes a casca.

Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas.

Retire a casquinha a meio limão e extraia todo o sumo. Deve car com cerca de 100 ml.

Lave os marmelos, corte-os em quartos e retire- lhes o caroço. Não é necessário descascar, mas pode descascá-los se preferir. Coloque os marmelos dentro de água para evitar que escureçam muito.

Ligue o forno nos 160º C.

Enquanto o forno aquece, coloque um tacho grande ao lume e cubra o fundo com azeite. Quando estiver quente, refogue a cebola até car translúcida. Depois junte os alhos esmagados e refogue mais um minuto.

Junte as casquinhas de limão, os cominhos, o gengibre, a canela e os estames de açafrão, se usar. Mexa e refogue durante 1 minuto.

Depois junte a pasta de tomate e o mel e mexa para envolver.

Junte o caldo de carne, metade do sumo de limão e o vinho branco, tempere com sal, mexa e prove. Se necessário rectifique o sal.

Mergulhe os pernis no caldo, junte o atado de aromáticas e encaixe os marmelos.

Assim que levantar fervura, coloque uma tampa e leve ao forno já pré-aquecido durante 2 horas. Passado esse tempo, retire a tampa e mantenha no forno por mais 30 minutos.

Terminado o tempo da cozedura, regue tudo com o restante sumo de limão e sirva.

Este ano deixamos estas receitas que pode encontrar em vídeo aqui .

Desejamos a todos umas boas festas!

Maisperfumes

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Destaques